Veja como funciona a Seguros Unimed

Veja como funciona a Seguros Unimed

 

Muitas pessoas têm dúvida de como funciona o plano de saúde da Seguros Unimed. Portanto, fizemos este texto com o intuito de acabar com qualquer questionamento e ensinar os demais sobre este convênio.

Nesta matéria, você irá ver a diferença entre a Seguros Unimed e as outras Unimeds, quem pode aderir ao plano, se existe coparticipação, como funciona o reembolso, quais são os planos de saúde e muito mais.

 

Qual a diferença entre a Seguros Unimed e as outras Unimeds?

 

As diferenças são bem tranquilas e fáceis de entender. As Unimeds com o símbolo verde são cooperativas e normalmente apresentam atendimento mais focado na região de cada uma. Mas em alguns casos, têm a opção de planos nacionais.

Cada Unimed executa as suas próprias regras, com isso, cada uma possui planos de saúde diferentes. Ou seja, algumas fazem planos para pessoas físicas, outras têm planos nacionais e assim por diante. Aliás, cada Unimed apresenta uma administração financeira independente.

Exemplos de Unimeds locais: Unimed Rio, Unimed Curitiba, Unimed Campinas, Unimed Belo Horizonte, Central Nacional Unimed (CNU), além de outras.

Já a Seguros Unimed possui o logotipo azul e é bem diferente da outra, porque esta é a seguradora da Unimed. Ela pertence ao mesmo grupo, porém, como as outras geralmente têm planos regionais, a Seguros foi produzida para atender os clientes que queriam apenas um plano nacional — com reembolso e hospitais renomados.

Os planos da Seguros Unimed são os mesmos para todo o Brasil e as suas regras também, mantendo a qualidade do atendimento, além de contar com uma das maiores redes de atendimento do país.

A pessoa com o plano de saúde da Seguros Unimed, em 90% dos casos, também pode ter atendimento médico nas clínicas dos planos locais.

 

Quem pode contratar?

 

A Seguros Unimed trabalha com dois tipos de contratação, são eles: plano de saúde empresariais (para quem possui CNPJ ou é MEI) e plano de saúde coletivo por adesão (de acordo com a sua profissão e sindicato).

Vale destacar que a Seguros não trabalha com convênios diretamente para pessoas físicas, como plano de saúde individual e familiar.

 

Pode incluir dependentes?

 

A Seguros Unimed pode sim incluir dependentes, mas somente em alguns casos: cônjuge ou companheiro, filhos ou enteados solteiros até 39 anos e netos solteiros até 39 anos — plano empresarial. Já o plano por adesão, só pode aderir cônjuges e filhos.

 

O que cobre os planos da Seguros Unimed?

 

Vale destacar que os planos de saúde da Seguros Unimed cobrem todos os procedimentos previstos no Rol da ANS. Assim como: consultas, exames, internações, cirurgias, partos, procedimentos, além de outros serviços.

Embora os convênios proporcionem as mesmas coisas, ainda existem muitas opções de planos para escolher. A diferença entre eles são os valores de reembolso e também as redes credenciadas.

 

Quais são os planos?

 

Plano Essencial é um plano novo que funciona de modo regional. Este só atende nas cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano, Mauá, Osasco e São Bernardo.

Os Planos Nacionais Unimed são: Compacto, Efetivo, Completo, Superior e Sênior. A grande diferença entre os nacionais é a rede de atendimento de cada um. O Compacto e Efetivo possuem praticamente as mesmas unidades de credenciamento.

 

Como funciona a coparticipação na Seguros Unimed?

 

No plano de saúde com coparticipação, o beneficiário paga uma mensalidade mais barata do que os demais e no momento que ele realizar um determinado serviço, assim como exame, ele irá pagar um valor à parte.

A Seguros Unimed aplica um percentual de coparticipação e não um valor fixo, podendo ser de 20% ou 30%. O percentual é cobrado sobre o que a operadora paga para o médico.

A empresa apresenta um valor máximo de coparticipação em cada item, eles variam de acordo com o convênio contratado. Lembrando que, na Unimed Seguros, não existe cobrança de coparticipação em caso de internação.

 

Como funciona o reembolso na Seguros Unimed?

 

Funciona quando o cliente deseja passar por um médico que não está dentro do seu convênio e, com isso, ele irá pagar o valor de tal serviço no particular e depois receberá uma determinada quantia de volta pela operadora. Os preços que serão ressarcidos são feitos de acordo com a tabela de reembolso do plano contratado.

Aliás, tudo que é coberto pelo plano de saúde tem reembolso e o que ele não cobre, certamente não terá este benefício.

 

Carências no plano Seguros Unimed:

 

Caso não tenha nenhum convênio, o cliente terá que cumprir as carências. Elas mudam dependendo do tipo de contrato e do número de integrantes. Veja os prazos de carência para o plano de saúde empresarial:

 

  • Urgência e emergência – 24 horas
  • Consultas – 15 dias
  • Exames simples – 15 dias
  • Exames especiais – 30 dias
  • Internações e cirurgias – 180 dias
  • Parto – 300 dias
  • Doença preexistente – 24 meses

 

Para quem já cumpriu as carências e deseja trocar seu plano para a Seguros Unimed sem ter que cumprir novamente os prazos, existem duas possibilidades: aproveitamento de carência e portabilidade.

No aproveitamento, o beneficiário entra no plano novo sem ter que cumprir novos períodos de carência, apenas para parto e doenças preexistentes. Já na portabilidade, não precisa obedecer nenhuma carência mesmo.

 

Importante:

 

A Seguros Unimed não tem nenhuma ligação direta nem com os planos da Central Nacional Unimed e nem com as Unimeds locais.

 

Contrate um plano da Seguros Unimed com a Pride:

 

Deseja contratar este convênio médico para receber de fato os melhores atendimentos e cuidados do mercado de saúde?

Então, entre em contato com a Pride Corretora e Consultoria, que um de nossos especialistas em seguros irá te ajudar a encontrar o plano ideal da Unimed para o seu perfil.

 

Por Gabriel Gozzoli

×