Diabetes

Tudo o que você precisa saber sobre diabetes

 

Aprender sobre a diabetes é essencial para prevenir complicações e ter uma vida saudável. Continue lendo sobre essa doença para obter uma visão completa do assunto.

 

O que é diabetes?

 

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica de origem múltipla, causada pela falta de insulina ou a resistência a insulina (má absorção), que afeta o metabolismo do açúcar do nosso organismo.

A insulina é um hormônio responsável por transformar a glicose em energia no pâncreas para o funcionamento do nosso corpo.

 

Quais os tipos mais comuns de diabetes?

 

Diabetes tipo 1:

 

O sistema imunológico ataca as células que produzem a insulina, fazendo com que o pâncreas produza um número baixo de insulina. Assim, a glicose não entra na célula e permanece na corrente sanguínea. Os casos costumam ocorrer certamente na infância e adolescência das pessoas.

 

Diabetes tipo 2:

 

As células resistem a ação da insulina, contando com um nível elevado de glicose no sangue. É comum ocorrer em pessoas acima de 40 anos, principalmente obsesos, sedentários e com hábitos alimentares precários.

A manifestação é lenta e possibilita complicações tardias em áreas neuropáticas, renais, oftalmológicas e do sistema nervoso e circulatório.

 

Diabetes gestacional:

 

Ocorre principalmente no período da gravidez, na maior parte dos casos ocorre inesperadamente pelo aumento excessivo do peso da mulher.

 

Quais são os sintomas da diabetes?

 

Os principais sinais e sintomas mais comuns desta doença são: aumento do apetite, impotência sexual, urinar de maneira excessiva, sede, fadiga, enjoo, feridas que demoraram para cicatrizar, infecções na pele e unhas (fungos), problemas cardíacos, renais e outras predições.

Já os fatores de risco da diabetes são principalmente: histórico na família, má alimentação, não prática de esportes e exercícios (sedentarismo), hipertensão, colesterol alto, estresse emocional e outros.

 

Saiba sobre o diagnóstico e complicações:

 

Os métodos de diagnóstico utilizados para identificar a diabetes são: testes de glicemia em jejum, teste de tolerância à glicose ou até mesmo um simples exame de sangue.

As pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2 têm grande chances de apresentarem problemas, como resultado de nível elevado de glicose.  A diferença da tipo 1 e tipo 2, é que os casos da tipo 2 tendem a ser mais graves quando são descobertas depois de um tempo presente no organismo (longo prazo).

 

Quais são os tratamentos da diabetes?

 

O tratamento para a tipo 1 consiste principalmente em: uso de insulina de modo injetável para suprir o organismo desse hormônio que o pâncreas não produz mais.

Já na tipo 2, o tratamento não precisa da aplicação de insulina e pode ser controlado apenas por medicamentos via oral.

Aliás, é recomendado que a pessoa tenha uma mudanças na qualidade de vida, como começar a ter uma alimentação saudável, praticar regularmente esportes e atividades físicas, além de monitorar a glicemia e se educar sobre a doença.

 

O que fazer para se prevenir contra a diabetes?

 

Devemos dar importância para a prevenção da diabetes, pois é necessário se cuidar contra a doença. Seja por meio do controle do peso, ter uma dieta equilibrada, exercer exercícios e atividades físicas de maneira constantes, além de fazer exames de rotina regularmente.

 

O que o diabético pode comer?

 

As pessoas que já possuem a doença, devem comer comidas mais saudáveis, assim como frutas, legumes, feijões e grãos integrais e reduzir alimentos doces e gordurosos, como chocolate e pastel.

Assim, os portadores de diabetes podem comer batata doce, alface, morango, arroz integral, aveia, iogurte natural desnatado, entre outros.

 

A diabetes tem cura?

 

A diabetes não possui cura, porém ela pode e deve ser controlada para que a pessoa viva bem. Então, é essencial ter o rápido diagnóstico da doença, a fim de prevenir os seus malefícios a saúde do organismo.

 

Tenha o suporte da diabetes no Hospital Albert Einstein:

 

O Hospital Albert Einstein da atenção especial para pacientes portadores desta doença. Há mais de 15 anos, o Einstein tem um Programa de Diabetes que oferece suporte no controle glicêmico de todos as pessoas internadas.

O Albert Einstein, que é um dos melhores hospitais de São Paulo, também conta principalmente com acompanhamento multidisciplinar, atendimento especializado e suporte emocional para o diabético e seus familiares.

 

Por Gabriel Gozzoli

×