O que é Alzheimer?

Alzheimer: Fique ligado nas informações sobre esta doença

 

Saiba todas as informações sobre o Alzheimer e fique ciente dos sintomas, estágios, fases e tratamentos da doença. Tire todas as suas dúvidas e questionamentos deste mal em nosso blog.

 

O que é Alzheimer?

 

A Doença de Alzheimer (DA) trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo e de alto risco de morte, que se manifesta pela perda cognitiva e da memória, mudanças de comportamento e nas atividades do dia a dia, além de sintomas psiquiátricos.

Acontece por um problema no cérebro decorrente do processamento de proteínas no organismo. As proteínas não são eliminadas de forma correta, tendo seus restos armazenados juntos com os neurónios, não permitindo o funcionamento adequado.

Aliás, esta doença é comum de acontecer em pessoas mais velhas, principalmente em idosos depois dos 65 anos de idade.

 

Quais podem ser os primeiros sintomas do Alzheimer?

 

Os primeiros sintomas que podem significar o começo da fase inicial do Alzheimer são: não só a perda de memória recente, como também aumento de sono durante o dia, dificuldade na linguagem e dificuldade de reconhecer o lugar onde está.

 

Quais são os sintomas do mal de Alzheimer?

 

O principal sintoma da demência de Alzheimer é a perda de memória, conforme a doença vai se evoluindo no corpo. Além de outros sintomas como: problemas na comunicação, em tarefas que antes eram simples e no entanto não são mais, entender imagens, confusões em vários aspectos e mudança drástica na personalidade e no humor.

 

Quais são os estágios do Alzheimer ?

 

  • Estágio 1 (fase inicial): mudança na memória, nas habilidades visuais e espaciais e humor.
  • Estágio 2 (fase média): problema para realizar tarefas fáceis, na fala, movimentos, além de dificuldade para dormir e agitação noturna e diária.
  • Estágio 3 (fase grave): deficiência motora em estado progressivo, dificuldade para se alimentar, incontinência fecal e urinária, além de não querer fazer tarefas normais do dia a dia.
  • Estágio 4 (fase final/terminal): mutismo (estado de imobilidade, com ausência da fala), restrição ao leito para restringir temporariamente os movimentos do paciente, muitas infecções e dor para engolir alimentos e líquidos.

 

O que pode causar?

 

Mesmo com diversas hipóteses sobre o que pode causar a doença, por enquanto, não possuímos conhecimento concreto sobre o causamento do mal da doenças.

 

Pode acontecer Alzheimer em jovens e adultos?

 

Em jovens o esta doenças não pode ocorrer, porém em pessoas com menos de 65 anos (entre 40 e 50) podem proferir da doença. Onde, neste caso apresenta o nome de Alzheimer precoce e as pessoas passam apresentar alguns dos sintomas.

 

Como diagnosticar o Alzheimer?

 

Fazer o diagnóstico do Alzheimer não é uma tarefa nada fácil, pois não existe um exame especifico sobre o tema. No entanto, o médico que atender o paciente deve juntar testes cognitivos com a sua experiência, além de solicitar alguns exames, que podem ajudar a eliminar outras possíveis causas para os sintomas.

Com isso, é útil as pessoas terem um plano de saúde para conseguirem acesso a estes acompanhamentos por profissionais.

 

Alzheimer é hereditário?

 

Na maior parte dos casos, Alzheimer não é uma doença hereditária. Porém, existe uma parcela de pacientes que apresentam a doença de maneira precoce, entre 40 e 50 anos. Então, esse fato relaciona-se a mudanças genéticas que ocorreram por heranças familiares.

 

Como é feito o tratamento do Alzheimer?

 

O Alzheimer Tratamento consiste basicamente em utilizar remédios receitados pelos médicos. Os medicamentos ajudam a controlar a doença e retardar o surgimento de diferentes e novos sintomas.

 

Como se prevenir contra o mal de Alzheimer?

 

Para se prevenir é importante ter uma boa alimentação, tratar de doenças cardiovasculares como diabetes, hipertensão, colesterol, praticar esportes e atividades físicas, além de manter sempre o cérebro ativo, com jogos ou testes que necessitam de raciocínio lógico.

 

Alzheimer tem cura?

 

Até o momento, o Alzheimer não possui cura, porém, com o avanço da medicina, medicamentos mais eficazes são produzidos para ajudar a combater e tratar da doença, que ajudam os pacientes a terem uma vida melhor, além de pesquisas que estão sendo feitas para tentar achar a cura do problema.

 

Por Gabriel Gozzoli

×