Reajuste plano de saúde para MEI

Reajuste no plano de saúde para MEI

 

O plano de saúde para Microempreendedores Individuais (MEIs), é certamente uma ótima opção para dar segurança aos proprietários de pequenos negócios e seus dependentes.

Este tipo de convênio, como qualquer outro, conta com uma série de requisitos e normas, como é o caso dos reajustes.

O reajuste no plano de saúde MEI, significa o aumento periódico no preço da mensalidade que um cliente paga pela cobertura dos serviços e assistência médica fornecidas pela operadora.

Você sabe quais são os tipos e funções dos reajustes nos convênios MEIs? Não? Então, continue lendo o nosso artigo para entender melhor sobre como funciona o reajuste no plano de saúde para MEI.

 

Saiba sobre o reajuste no plano de saúde para MEI:

 

Os reajustes no plano de saúde para MEI são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Brasil. E devem ser respeitados, caso contrário, podem ocorrer sérias consequências.

A ANS estabelece as normas e regras específicas para os reajustes dos convênios, com o propósito de proteger os consumidores e garantir a sustentabilidade das seguradoras.

Recomenda-se que os MEIs estejam atentos às informações fornecidas pelas empresas de plano de saúde e verifiquem se os reajustes estão de acordo com as leis da ANS.

Existem dois tipos de reajustamentos que são comuns de ocorrerem no plano de saúde MEI. Veja abaixo quais são eles:

 

Reajuste por ano:

 

O reajuste que acontece anualmente, varia de acordo com a data da assinatura do contrato do convênio.

Aliás, é importante ressaltar, que a ANS estabelece um percentual máximo de reajuste por ano que as empresas de seguro saúde podem aplicar.

 

Reajuste por faixa etária:

 

Os planos de saúde para MEIs também podem fazer um reajuste por idade, quando o assegurado completa aniversário.

Porém, a ANS estabelece um limite máximo de variação entre a mensalidade do plano para a faixa etária mais jovem e a faixa etária mais idosa.

O intuito desse tipo de reajustamento é evitar aumentos abusivos, principalmente para as pessoas da terceira idade, que na maior parte dos casos não apresentam uma renda tão alta.

Vale lembrar que os reajustes por faixa etária não valem para todos os MEIs. Depende das regras feitas no contrato do plano de saúde e podem mudar de acordo com a seguradora e o tipo de convênio escolhido.

 

Contrate um plano de saúde MEI:

 

Entendeu sobre como os reajustes funcionam no plano de saúde para MEI?

Então não deixe para depois. Fale com a nossa equipe de atendimento e faça agora mesmo uma cotação para fechar um convênio MEI, que conte com reajustes não abusivos.

 

Por Gabriel Gozzoli

×