Plano de saúde odontológico: o que é? Como funciona?

Plano de saúde odontológico: O que é? Como funciona?

 

O Brasil é um dos países em que as pessoas mais sofrem com problemas dentários, onde grande parte dos cidadãos apresentam cáries, tártaros, infecções, mau hálito, falta de dentes e etc.

Este dado está ligado principalmente à falta de acesso dos brasileiros a serviços odontológicos de qualidade, segundo o Ministério de Saúde. Ademais, mais da metade da população não vai ao dentista pelo menos uma vez no ano, frequência indicada pelos profissionais da área.

Uma solução criada para acabar com este problema ou pelo menos para tentar diminuir ele, é o plano de saúde odontológico, que já é um serviço bastante utilizado aqui no país.

Portanto, iremos te explicar um pouco sobre o plano odontológico, como ele funciona e quais são as suas principais vantagens; Continue com a gente!

 

O que é um plano odontológico?

 

O plano odontológico é parecido com o plano de saúde convencional, porém em vez de ser voltado à tratar da saúde geral das pessoas, é especializado em cuidar da saúde bucal dos seus beneficiários.

Ou seja, você ou a empresa pagam uma mensalidade por mês e, com isso, recebem o direito de ter cuidados necessários em consultórios odontológicos. Aliás, os planos contam com ótimas redes credenciadas de dentistas.

Vale destacar que estes planos têm o objetivo de facilitar o acesso a uma variedade de tratamentos, consultas de rotina, limpezas, remoções de bactérias e até procedimentos mais complexos, como cirurgias e implantes. Normalmente, os convênios mais completos apresentam os procedimentos com mais complexidade.

 

Como funciona o plano de saúde odontológico?

 

Um plano de saúde odontológico funciona por meio de uma mensalidade fixa que dá acesso a uma rede de dentistas credenciados, conforme a cobertura escolhida. O usuário agenda o atendimento, apresenta o cartão do plano e realiza o procedimento sem custos adicionais ou com valores reduzidos, dependendo das condições do contrato.

Aliás, o plano odontológico pode ser contratado por algumas maneiras; veja quais são elas abaixo:

 

Plano odontológico empresarial:

 

A empresa contrata o plano para assegurar os seus funcionários. A contratação varia de acordo com o porte da instituição, podendo ser PME (Pequenas e Médias Empresas), empresarial ou MEI (Microempreendedor Individual), para autônomos. Para conseguir realizar a contratação basta ter um CNPJ e seguir as regras propostas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

 

Plano odontológico pessoa física:

 

Outro método de negociação é para as pessoas físicas, que contratam o convênio individualmente. O grande problema em questão é que ele acaba saindo mais caro do que o empresarial; valendo a pena se tornar CNPJ e fechar um plano.

 

Quais são as vantagens do plano odontológico?

 

Ter um plano de saúde odontológico te proporciona uma série de vantagens; você não vai querer perder esta oportunidade, né? Veja quais são elas:

 

Economia:

 

Certamente, com um convênio odontológico você diminui possíveis gastos que teria com consultas ou procedimentos em dentistas. Muitos serviços dentários são caros, então ter um plano de saúde com uma mensalidade tranquila, te garante acesso a tudo o que você precisa, e de forma mais em conta.

 

Fim dos problemas de saúde bucal:

 

Com um plano odonto, seus problemas bucais irão diminuir, pode acreditar. Você terá acesso a dentistas de qualidade, consultórios com ótimos equipamentos e todos serviços indicados para às suas necessidades. Aliás, com ele você tem mais chances de se prevenir contra cáries, gengivite, mau hálito, manchas e outros problemas.

 

Contato com o seu dentista:

 

Outra ótima vantagem é que você consegue manter contato frequente com o seu dentista. Então, quando você tiver qualquer problema dentário, basta comunicá-lo, que, com certeza, ele irá te ajudar da melhor forma possível. Isto é legal, quando por exemplo, aparecer uma dor de dente, ele poderá te indicar um remédio.

 

Existe carência no plano?

 

Sim, existe. Os tempos de espera antes de poder utilizar os serviços são propostos pela ANS. Por exemplo, consultas e limpezas de rotina geralmente têm carência mínima, enquanto tratamentos mais complexos, como ortodontia ou cirurgias, têm períodos mais longos, variando de três meses a um ano.

 

Plano odontológico cobre implantes?

 

A cobertura de implantes dentários em convênios odontológicos varia bastante entre as seguradoras e o modelo de plano contratado. Geralmente, os mais básicos não incluem implantes na sua cobertura, sendo necessário contratar um plano mais completo ou um plano específico para tratamentos complexos.

Por isso, é importante analisar tudo o que você precisa e buscar um convênio que cumpra às suas necessidades.

 

Deseja contratar um plano odontológico? Fale com a Pride!

 

Percebeu que já passou da hora de cuidar da sua saúde bucal, né? Então, não se preocupe que você veio no lugar certo.

Entre em contato com a Pride Consultoria e contrate um plano de saúde odontológico agora mesmo!

 

Por Gabriel Gozzoli

×