Fake News sobre a dengue

Fake News sobre a dengue: Fique ligado!

 

O Brasil já atingiu mais de 2,5 milhões de casos de dengue, doença causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, em 2024.

Este alto número de pessoas infectadas pela dengue se dá, principalmente, pelas alterações climáticas que vêm ocorrendo neste ano no país.

Com este aumento, a procura por recursos e serviços que ajudam no combate à doença cresceram e, com isso, muitas fake news sobre a dengue foram propragadas, principalmente nas redes sociais.

Muitas fotos e vídeos estão circulando na Internet, mostrando dicas para afastar o mosquito da dengue, para não pegar a doença e até mesmo o que fazer para se curar.

Por isso, fizemos este texto, com o intuito de ajudar as pessoas a não acreditarem em notícias falsas da dengue.

 

Fake News da dengue:

 

Veja alguns exemplos de fake news que foram desmentidas por alguns profissionais da área da saúde, como a bióloga Rafaella Sayuri do Instituto Butantan, o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz André Siqueira e o  Marcos Antonio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

 

Dá para matar o vírus com limão?

 

André Siqueira, desmintiu esta frase, dizendo que nem o limão e nem outra fruta, podem  eliminar o vírus da corrente sanguínea da pessoa. Este processo acontece de forma natural, de 5 a 7 dias.

 

Suco de inhame cura a dengue?

 

André também  alegou que o suco de inhame não cura a dengue. Nenhuma comprovação sobre isto aconteceu até o momento, portanto a notícia é falsa.

 

Suco de chá de folha de mamão cura a dengue?

 

O Marcos Antonio Cyrillo, disse que está informação é mentirosa, afirmando que nenhum tipo de chá é capaz de eliminiar vírus, fungos ou bactérias, e nem apresenta efeito terapêutico.

 

Caldo de cana cura a dengue grave?

 

Certamente, a dengue grave, conhecida como dengue hemorráciga, não consegue ser curada atráves do caldo de cana.

 

Cravo da índia com limão funciona como repelente?

 

Cravo da índia com limão não funciona como repelente para afastar o moquisto Aedes aegypti. Rafaella Sayuri aconselha o uso de repelente de tomada, que este sim, funciona contra o mosquito.

 

Tome cuidado com as fake news sobre a dengue e combata à desinformação.

 

Pride Corretora e Consultoria:

 

Para ficar por dentro de notícias como esta, continue acompanhando o site da Pride Corretora e Consultoria, com as informações mais atualizadas da saúde.

Lembre-se que, você consegue contratar um ótimo plano de saúde com a Pride e se prevenir contra à dengue.

 

Por Gabriel Gozzoli

×